Tokuda Igarashi

Breves apontamentos sobre a trajetória  do Monge Tokuda[1]

(neste mundo, que é o lugar da paciência)

1938  (30 de novembro) - nasce em Hokkaido, norte do Japão. 
Nome de família: Igarashi, Kyuji.

1960 - Inicia o curso de Filosofia Budista na Universidade de Komazawa.
É a sua entrada na Escola Soto Zen. Acompanha teishôs de Kodo Sawaki na Universidade durante três anos.

1964– Inicia treinamento na Escola Rinzai. Primeiro sesshin com Mestre Soen Nakagawa, no Mosteiro de Ryutaku-ji, que é ligado ao Mestre Hakuin. Posteriormente treinou no Mosteiro de Engakuj-i, em Kamakura, com Mestre Asahina Sogen.

1965 - Diploma-se em Filosofia Budista pela Universidade de Komazawa, em Tóquio.

1966 - Alista-se na Força Aérea Japonesa.

1966-1967 -  Deixa o Serviço Militar para se tornar Monge Budista e passa a trabalhar em uma editora.
É ordenado na Escola Soto Zen pelo Mestre Ryohan Shingu. Seu nome de ordenação é Ekyu Ryotan, que significa: Ekyu vem de “E” , Eisai, mestre Rinzai que transmitiu sua linhagem no Japão na época de Mestre Dogen. Kyu era nome de leigo. Ryo quer dizer bom, e tan quer dizer processo profundo.

1968 – Vem para o Brasil como monge missionário. Reside no templo Busshin-ji, em São Paulo. Trabalha como professor de língua japonesa e esportes para crianças. Inicia grupo de zazen no templo Busshin-ji.

1970 - Para continuar a prática do Budismo com os brasileiros, que demonstram grande interesse pelo zazen, meditação sentada, aceita convite de Simone de Zeunig, e vai para Campos do Jordão, onde passa a manter grupo de prática. Desse grupo participam Ricardo Mário Gonçalves, Simone de Zeunig, Murilo Nunes de Azevedo e outros. Para sua sobrevivência, inicia trabalho com shiatsu, acupuntura e ervas medicinais segundo a teoria da Medicina Tradicional Chinesa (Kampoh).

1974 - A convite da Sociedade Budista do Brasil, assume o templo Theravada no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

1975 – Deixa o templo Theravada e vai para Copacabana, onde funda uma sala de meditação, enquanto que morava com sua esposa Mieko-san no mesmo bairro.

1976 – Os praticantes brasileiros Paulo Melo, Aníbal Freire e Cristiano Bitti oferecem terreno na região de Ibiraçu – ES para a Soto-Shu. Orientado por Mestre Shingu, esse grupo de jovens vai até o Rio de Janeiro e conhece o monge Tokuda.
Mestre Shingu designa Monge Tokuda para a fundação do mosteiro em Ibiraçu.
1976 – Funda o Mosteiro Zen Morro da Vargem juntamente com Aníbal, Paulo e Cristiano, onde permanece até 1978.  Atende com medicina chinesa os vizinhos do mosteiro.

1977 - Inicia grupo de prática Zen em Belo Horizonte.

1978 – Funda o Instituto Vitória Régia na Rua Itapema, 19, em Belo Horizonte, especializado em Medicina Chinesa. Ministra curso de shiatsu, acupuntura e kampoh, formando vários discípulos nestas matérias.

1980 – Funda a Sociedade Soto-Zen do Brasil em Belo Horizonte.

1981 – Funda o Instituto de Medicina Búdica Nonindô em Belo Horizonte, Minas Gerais.

1982 – Realiza atividades em uma fazenda de cacau em Camacã, BA. Foi convidado pelo dono da fazenda e sua esposa para ali construir uma “cidade espiritual.”

1983- Volta da Bahia com o grupo de praticantes lhe acompanhara, por falta de tempo hábil para fazer a “cidade espiritual”.

1982-1983 – Orienta retiros com grupo de prática em Ouro Preto, na casa de Dona Domitila do Amaral.

1984 – Funda o Mosteiro Zen Pico de Raios e do Centro de Cultura Oriente-Ocidente em Ouro Preto-MG.

1985 – Inicia atuação em Porto Alegre e forma grupos de prática na Argentina e na Europa, principalmente na França, locais que passa a visitar periodicamente.

1986 – Funda a Clínica de Medicina Oriental em Copacabana.

1993 – Funda o Centro Zen do Planalto.

1994 – Funda o Mosteiro Serra do Trovão, Lavras Novas-MG. Funda o Templo Zen de Copacabana, na ladeira da Saint Roman, numa grande casa doada por D. Leda Dias Garcia.

1995 – Funda a Association Mahamuni de Paris. Nonindo. Atua também na Alemanha.

2000 - Fundação do Mosteiro Eitai-ji, situado nos Alpes da Haute Provence, perto de Nice, no sul da França.

2001 – Fundação do Mosteiro Zen Serra dos Pirineus (Eisho-ji), Pirenópolis – GO[2], e do Instituto Shihindo, um projeto de spas em hotéis cinco estrelas.

2003 – Mestre Tokuda muda-se para o Japão, com sua esposa.

2009 – Mestre Tokuda novamente volta para o Brasil como missionário internacional da Soto Shu do Japão.

Acesse o site oficial do Mestre Tokuda Igarashi


[1] Trata-se de uma trajetória aproximada, cujo objetivo é situar o leitor no tempo (visto de forma linear). texto publicado em Amigos do Tokudinho, Sociedade Soto Zen do Brasil, 2009. Orgs. Marcos Ryokyu e Elcio Shoun.
[2] O terreno de Eisho-ji está situado dentro do bioma do cerrado, possui nascentes de água pura e grandes cachoeiras. O projeto de ocupação da área busca integrar as construções do mosteiro ao meio-ambiente, e prevê a construção de uma universidade de medicina Búdica, estudo e preservação de sementes do cerrado, um guia ecológico para o próximo milênio e um Spa Zen.